Nosso Diferencial

Aprender, brincar, cuidar de si mesmo e dos outros são os pilares que embasam nossa prática.

ROBÓTICA - SMARTBLOCKS

 (a partir de 4 anos)

A Metodologia SMARTblocks é baseada em quatro pilares:

QUESTIONAR, PENSAR, DEFINIR e EXECUTAR

A partir desses pilares, desenvolvemos habilidades que farão diferença significativa na vida profissional, acadêmica e no relacionamento interpessoal do aluno.

Habilidades desenvolvidas:

  • Raciocínio Lógico;
  • Coordenação Motora;
  • Trabalho em Grupo;
  • Concentração;
  • Liderança;
  • Criatividade;
  • Leitura de Imagem;
  • Organização;
  • Conhecimento;
  • Senso Crítico;
  • Autoestima.

Nossa Robótica Pedagógica segue uma sequência de construções para cada aula, adequadas para a idade com nível de dificuldade desafiador, porém, executável.

Na Educação Infantil, utilizamos as peças denominadas MEGA. São coloridas, algumas flexíveis, outras rígidas, de várias formas e tamanhos, facilitando assim o manuseio apropriado para a faixa etária de 4 a 5 anos. Como trabalhamos de forma lúdica, utilizamos nessa faixa etária: olhos, rodas, orelhas, rabos, reforçando assim o “brincar”.

Já no Ensino Fundamental I, utilizamos as peças denominadas INTERMEDIÁRIA e MINI, além de motores, engrenagens, polias, rodas e eixos, que dão vida às construções e aguçam o interesse dos alunos para o envolvimento nas aulas de Robótica.

PROGRAMA MUNDO LEITOR

(a partir de 4 anos)

O Programa Mundo Leitor está estruturado por um conjunto de estratégias de ensino-aprendizagem convergentes, formadas por artefatos inovadores que promovem nas pessoas a consciência do seu protagonismo no mundo, com o objetivo de transformá-las e garantir uma educação de qualidade.

Entendemos que uma educação de qualidade se fundamenta na leitura em todos os seus âmbitos e ambientes.

  • Os modos de ler;
  • A alfabetização e o letramento;
  • A interpretação e a compreensão;
  • A produção de textos;
  • As diferentes linguagens;
  • A expressão autônoma e criativa.

O desafio da proposta:

  • Articular as áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) com o compromisso de que os referenciais de cada área sejam preservados;

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver valores, atitudes e ações que garantam a manutenção dos recursos necessários à sobrevivência humana;
  • Utilizar práticas educativas diferenciadas para o desenvolvimento do pensamento complexo;
  • Incentivar a expressão individual, a criatividade, e a cocriação;
  • Valorizar e significar o conhecimento historicamente construído para promover a criação e a autonomia;
  • Perceber as relações de interdependência entre o ser humano e a natureza;
  • Criar condições para a efetivação da escola transformacional.

Objetivos Específicos:

  • Inovação na abordagem dos conhecimentos;
  • Desenvolvimento de valores;
  • Promoção da criatividade;
  • Valorização da diversidade cultural;
  • Flexibilidade na organização do tempo didático;
  • Contribuição para a efetivação do Projeto Pedagógico da escola;
  • Contribuição para a melhoria dos indicadores de desempenho oficiais.

EXPRESSÃO CORPORAL

(a partir de 2 anos)

Ensina posturas que ajudam a criança a tomar uma maior consciência de seu corpo, a relaxá-lo e senti-lo através dos movimentos que aprendem. Com as posturas desta aula, o corpo fica revigorado. O equilíbrio de posturas calmas e ativas promovem estabilidade e a serenidade na criança. Em relação à mente, os métodos ajudam a acalmar seus pensamentos, desenvolver a concentração, a memória e o raciocínio, o que beneficia o processo de aprendizado da criança.E ainda, técnicas de relaxamento e respiração que combatem o estresse, a tensão, a ansiedade, o nervosismo promovendo as qualidades de paz, equilíbrio e harmonia. 

RECREAÇÃO / ATIVIDADE MOTORA

 (a partir de 2 anos)

O objetivo da recreação é relaxar, gastar energia, apreender algo, instruir, para comunicar algo e serve para melhorar as relações entre pessoas. Todos participam, todos ficam felizes, não há ressentimento, o tempo e lugar são manipulados, existe criatividade, poucos recursos e muitos resultados. Existe uma aprendizagem, pois é uma aventura divertida cativante, que envolvem todos e permite fazer descoberta.

As recreações desenvolvem habilidades para quem participa: trabalha o equilíbrio, agilidade, rapidez, atenção, lealdade, tato, confiança, velocidade, resistência física, coordenação, memória, controle, força, observação, reflexão, habilidade em situações difíceis. Desenvolve paciência, acrescenta bons hábitos, aprende a dividir, conviver com próximo e sociabilizar.

A finalidade é desenvolver o domínio de si, a disciplina, observação, reflexo e paciência e acrescentar a tudo: bons hábitos. Aprender brincando é mais fácil do que aprender sentado.

AULAS DE TÊNIS

(a partir de 4 anos)

Cientistas e doutores de todo o mundo confirmam que o tênis é uma das atividades físicas mais saudáveis para se praticar. O tênis oferece grandes benefícios físicos e psicológicos para as crianças. 

Benefícios físicos:

Capacidade aeróbica, força muscular, coordenação dos movimentos, velocidade, agilidade, flexibilidade, etc

Benefícios psicológicos:

Desenvolvimento da disciplina e da aprendizagem do jogo, reforça o valor do trabalho e do esforço, cria um sentido competitivo íntegro, estimula o trabalho em equipe, desenvolve habilidades sociais, melhora a autoestima, a segurança e a diversão.

BALLET

(a partir de 3 anos)

O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Exige disciplina, boa postura e ritmo.

Com o ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como:

  • melhora da coordenação motora;
  • aumenta a concentração;
  • noções de espaço e de localização;
  • aumenta a flexibilidade;
  • mais resistência corporal;
  • corrige e melhora a postura;
  • estimula o desenvolvimento intelectual;
  • ajuda a expressão e memória;
  • aumenta a auto-estima;
  • ajuda a fazer amigos;
  • melhora o equilíbrio e reflexos.

ESPANHOL

(todas as idades)

O trabalho com o Espanhol começa nos primeiros anos da Educação Infantil, que conta com atividades cotidianas de sensibilização e uma professora específica, que faz intervenções livres durante as atividades desenvolvidas pelos alunos. Nessa etapa do processo é utilizada muita criatividade. Dessa maneira, o ensino de um novo idioma não se torna monótono para a criança. As crianças têm contato com o Espanhol todos os dias.

ARTE E MOVIMENTO

(a partir de 2 anos)

É uma atividade que proporciona muito prazer e alegria. O universo do circense é muito lúdico, repleto de brincadeiras e  diversão, ao mesmo tempo que proporciona um treinamento físico razoavelmente difícil  e muito rico.

É também uma atividade de expressão artística, que estimula a criatividade e a sensibilidade da criança.​

Na área psicosocial, a arte circense incentiva:

  • A superação dos medos;
  • A integração e a socialização;
  • A perda da timidez;
  • A melhora na comunicação;
  • A desenvoltura.

As aulas de circo para crianças geralmente adotam o sistema de circuito para que cada aluno ou aluna possa experimentar as possibilidades do próprio corpo.

© 2019 CEMACC. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BBM