Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e ao ajustamento social e afetivo;
Propiciar à criança o desenvolvimento da criatividade, especialmente como elemento de auto-preservação;
Proporcionar à criança o desenvolvimento individual para que ela tenha capacidade de estabelecer novas relações entre situações já vivenciadas, as que serão apresentadas e nas quais deverá se integrar;
Estimular a curiosidade, a iniciativa e a independência da criança;
Desenvolver a psicomotricidade que favoreça o desenvolvimento da personalidade e a preparação para o aprendizado da leitura e escrita;
Promover iniciação à Matemática e ao pensamento científico;
Propiciar o desenvolvimento de hábitos de asseio, ordem, economia e iniciativa;
Semear virtudes cívicas, sociais e morais que conduzam ao amor à Pátria, ao bem comum, bem como o respeito aos seus semelhantes e à natureza;
Promover o senso de autodisciplina consciente;
Propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas para a eficiência da aprendizagem no Ensino Fundamental;
Possibilitar o diagnóstico oportuno e preventivo das deficiências do desenvolvimento da criança, orientando e indicando a profissionais especializados.