Áreas de Conhecimento

Comunicação e Linguagem

Nosso principal objetivo é aproximar as crianças dos usos sociais da linguagem oral e escrita, proporcionando situações em que leiam, escutem, escrevam e organizem a fala com diferentes intenções. Já o domínio do sistema alfabético de escrita não deve se constituir como foco principal do trabalho.

Artes

Para possibilitar que as crianças construam conhecimento nesta matéria, é fundamental que elas possam experimentar uma variedade de materiais que produzam os diferentes tipos de linguagem (desenho, pintura, colagem, modelagem...) com frequência.

Movimento

Através do movimento a criança se comunica, expressa sentimentos, explora o próprio corpo e suas possibilidades, interage e conhece os outros, o mundo e suas próprias características. Mover-se, principalmente durante a infância, é muito mais do que mexer as partes do corpo ou deslocar-se no tempo e no espaço: é aprender!

Musicalização

A música é uma área que pode estar presente em muitos momentos da vida escolar: além das ocasiões em que se busca seus objetivos específicos, ela pode abrir a roda de conversa, fazer parte de brincadeiras ou ainda demarcar momentos específicos da rotina. Com isso, pretende-se criar um ambiente intensamente musical, em que cantar e criar canções sejam naturais para as crianças.

Matemática

Trabalhamos com propostas diferenciadas, que permite à criança criar, explorar e inventar seu próprio modo de expressão e de relação com o mundo. O que fazemos é criar condições para que a matemática seja descoberta, oferecendo estímulos e sempre estando atentos às descobertas das crianças.

Natureza e Sociedade

O trabalho com esta matéria deve oportunizar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento do mundo social e natural para que elas tenham conhecimento da diferença que existe entre mitos, lendas, explicações provenientes do senso comum e conhecimentos científicos.

Inglês

O Inglês é introduzido a partir dos 3 anos, servindo-se de elementos relacionados ao universo infantil. Os alunos são expostos ao idioma participando de atividades de contação de histórias, vídeos interativos e brincadeiras que vão abrindo caminhos para a compreensão auditiva, em que eles começam a familiarizar-se com os sons e desenvolvem a fala, associando elementos das histórias com o seu universo.

Informática

A informática estimula a mente e o desenvolvimento intelectual das crianças. As aulas não são meras brincadeiras, através de jogos direcionados à aprendizagem, a aula se torna mais criativa, dinâmica e motivadora, facilitando o aluno a desenvolver melhor sua compreensão, raciocínio lógico, interpretação e aprimoramento da coordenação.

Jardinagem

É uma oportunidade ótima para as crianças terem contato com a natureza, aprenderem a cultivar hortaliças como alimento e se conscientizar da importância de saborear um alimento saudável e nutritivo. Tudo isso, brincando e utilizando materiais reciclados.

Cozinha Experimental

As aulas de culinária desenvolvem noções de Matemática, como contar e medir, pseudoleitura da receita e dos rótulos dos ingredientes, primeiras noções de Química, ao observar a transformação dos alimentos, além de hábitos de higiene pessoal e dos alimentos e domínio da destreza manual das crianças.

© 2019 CEMACC. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BBM