Dicas de administrar seu tempo no trabalho e ter mais para a família

Com a correria do dia a dia, fica cada vez mais difícil encontrar tempo no trabalho e curtir com a família, principalmente quando o cansaço bate ao final de um dia estressante.

Porém, adotando alguns pequenos hábitos, é possível administrar melhor o seu tempo no trabalho, permitindo que você seja mais produtivo e tenha minutos e horas extras a mais para curtir com a sua família. 

Confira o que você pode fazer:

Elabore uma lista de tarefas

A nossa mente flui melhor quando sabemos exatamente o que temos que fazer diariamente. Assim, na noite anterior – ou logo ao acordar – elabore uma lista de tarefas e compromissos que você tem para o dia, como entregar determinado projeto, enviar um orçamento, e, principalmente: passar um tempo com a sua família.

Feita essa lista de tarefa, se dedique em cumprir cada um dos itens, sem desviar o foco, isso provoca um efeito positivo na mente: você sente que está produzindo e se motiva ainda mais para terminar toda a lista o mais cedo possível, ao invés de ficar divagando entre uma atividade e outra.

Conheça a técnica Pomodoro

Criada nos anos 80, a técnica Pomodoro é uma ferramenta que, quando usada em conjunto com a dica anterior, estimula a produtividade. 

Aplicá-la é muito simples: a cada 25 minutos de foco no trabalho, descanse 5, repetindo esse processo 4x, até poder tirar uma folga maior, como 30 minutos ou 1 hora.

Essas pausas curtas – e a longa – arejam o seu cérebro, descansando a mente e impulsionando a sua produtividade.

Veja se é possível trabalhar em casa

Cada vez mais empresas permitem que os seus funcionários trabalhem em casa, desenvolvendo os seus projetos no conforto do lar, sem precisar gastar tempo com trânsito e estacionamento. Porém, é necessário ter dedicação, um espaço próprio – como um escritório ou qualquer canto que não seja o seu quarto – e saber separar os momentos de trabalho e descanso.

Exercite o corpo e a mente

Assim como na técnica Pomodoro, dar uma pausa no trabalho para exercitar o corpo e a mente é benéfico para a sua produtividade, pois aumenta a sensação de bem-estar, otimismo e areja o cérebro, deixando-o pronto para encontrar a solução para um projeto desafiante.

Seguindo essas dicas, você conseguirá desenvolver um trabalho de qualidade em menos tempo, melhorando a sua produtividade e permitindo que você consiga curtir a sua família diariamente, e o melhor: sem se sentir exausto ou cansado.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *